Vidas consagradas!?

Consagrado – Dedicado a Deus

Lucas – 9:62
“Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.”

O que Jesus quer de nós?
Dedicação total compromisso integral. Não podemos escolher determinadas ideias ou conceitos de Jesus para segui-lo selectivamente, temos de aceitar a cruz e a coroa, o juízo e a misericórdia.
Devemos calcular o custo disso e estar dispostos a abandonar todas as demais coisas que têm nos dado segurança.
Como o nosso foco está em Jesus, não devemos permitir que algo nos distraia em relação à maneira de viver, que Ele considera boa e verdadeira.

Ester – como exemplo
· A sua beleza o seu carácter.
· A sua coragem e o seu cuidado a planear as coisas.
· A sua disposição a agir.
· Preocupava-se mais com os outros do que com a sua própria segurança.

Servir a Deus, frequentemente exige que arrisquemos a nossa própria segurança.
Deus tem sempre um propósito para as situações em que nos coloca.
Embora a coragem seja sempre uma qualidade vital, ela não substitui o cuidado que devemos ter ao planear tudo o que nos vier às mãos para fazer …

Lucas – 10:38 a 42

“38 Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.
39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.
40 Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.
41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.
42 Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.”

Mas por vezes, acontece que ficamos como Marta ficamos tão preocupados com os afazeres do dia a dia que esquecemos o que mais Importante, que foi o que Maria fez estar aos Pés de Jesus é claro que em todo o tempo pudemos e devemos estar em contacto com Deus, seja a trabalhar a passear … dá sempre para estar em ligação ao nosso Deus ao nosso Amigo.
Mas por vezes os afazeres, os problemas, as situações são tantas que esquecemos de Deus da comunhão que Ele espera ansioso a cada dia que tenhamos com Ele.
É claro que Jesus não culpou Marta por estar ocupada com as tarefas. O que Jesus queria era que ela estabelece-se correctamente as prioridades e ainda hoje Deus nos pede isso que púnhamos prioridades na nossa vida.
Muitas vezes até na Igreja temos tantas coisas a fazer em que estamos metidos mas mesmo nisso podemos perder a essência, tornando-se um mero trabalho cheio de tarefas e totalmente desprovido de devoção a Deus.
Por isso devemos em primeiro trabalhar para ter vidas consagradas.
Salmos – 27:4
“Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.”

Davi, era este o desejo dele era viver na presença de Deus todos os dias da sua vida, mas infelizmente esta não é a vontade de muitos crentes pelo menos os que se dizem ser.
Mas os que esperam viver na presença de Deus todos os dias, poderão desfrutar deste relacionamento para sempre e a cada dia e consagrando a cada dia a nossa vida a Deus.
Mas voltando a Ester, Servir a Deus frequentemente exige que arrisquemos a nossa própria segurança.
E como todas as coisas hoje em dia tudo tem um preço.

Mateus – 11:11 João Batista
“Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele.”

Diz que nenhuma Pessoa recebeu tão bem a incumbência de Deus como fez João Batista, no entanto, todos os participantes que estão no Céu receberão uma herança maior do que a dele espiritualmente porque aceitaram por Fé a Cristo e a Sua Obra consumada na cruz.
Deus não nos garante uma vida fácil ou segura para os que O servem, “ Mas é nas quedas que o rio ganha força, energia ” Realizar a Vontade de Deus é o nosso maior investimento que podemos fazer na nossa vida.
Permanecer na verdade é mais importante do que a nossa própria vida.

Filipenses – 1:21 a 24 "como Paulo"
“21 Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
22 Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher.
23 Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.
24 Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne.”

Para aqueles que não tem Cristo o que importa é tudo o que a “ terra “ oferece, valores terrenos, dinheiro, popularidade, poder, prazeres e prestigio mas para Paulo o que importava era viver o que significava desenvolver valores eternos.
Assim Paulo podia dizer com consistência que morrer era melhor do que viver, porque a morte o livraria dos problemas terrenos e ele veria Cristo face a face.

I João – 3:2,3
“1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.
2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.”

Será que estamos prontos para morrer?!
Procuremos ter a certeza da nossa eternidade pois só assim estamos prontos a servir.
Dedicando as nossas vidas ao que realmente importa, sem medo de morrer ou da morte.
E desta maneira nos aproximamos do Grande exemplo que foi Jesus.

Filipenses – 2:5 a 8
“5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;
7 Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
8 A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.”

Jesus adoptou a atitude de servo e servir ao povo.
E nós devemos fazer o mesmo, sermos servos e servir pelo o amor que temos a Deus e aos nossos semelhantes.
É claro podemos escolher;
Podemos viver na expectativa de ser servidos ou podemos procurar oportunidades de servir aos outros.

Marcos – 10:45 “exemplo de Jesus e o porque da nossa salvação”
“Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”


Porque não tínhamos como pagar o preço do resgate da nossa alma da nossa salvação, então, Jesus veio para pagar o nosso preço o nosso resgate.
Então quando estamos prontos para servir não importa onde, quando ou com quem o que importa é aumentar O Seu Reino e tirar os perdidos das mãos do nosso inimigo.
E além de Deus que é o principal Líder, Deus nos dá pessoas para nos ajudar a planear ou organizar a melhor maneira de atingir os que ainda estão perdidos e essas pessoas começam por ser a liderança da Igreja começando pelos Pastores … pois eles não conseguem fazer a obra sozinhos afinal é também um trabalho de todos nós.
Perfil de um verdadeiro Servo.
Génesis – 24
Aceita o desafio – 24: 3 a 9
Examina as alternativas – 24: 5
Promete seguir as instruções – 24: 9
Efectua um panejamento – 24: 12 a 14
Submete-se ao plano de Deus – 24: 12 a 14
Ora por direcção – 24: 12 a 14
Planeja a estratégia com espaço para operação do Poder de Deus – 24: 12 a 14
Aguarda – 24: 21
Observa atentamente – 24: 21
Aceitamos a resposta agradecidamente – 24: 26
Explica a situação ás partes interessadas – 24: 34 a 49
Recusa um atraso desnecessário – 24: 56
Seguir o plano até ao fim – 24: 66

Colossenses – 3: 22 a 24 Servos
“22 Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.
23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,
24 Cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo.”

Hebreus – 13:17 Pastores
“Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.”

A tarefa dos lideres da Igreja é ajudar as pessoas os cristãos a amadurecerem em Cristo, para que possam assim cooperar e aliviar-lhes o fardo da liderança.
A sua conduta dá a seus lideres motivos para falar com alegria a seu respeito?!
Que possamos nós cristãos e servos, quando estivermos face a face com Deus Ele possa dizer o que se encontra em:
Lucas – 19:17 talentos
“Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”

Eclesiastes – 9:10
“Tudo quanto te vier à mão para fazer, fazei-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projectos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.“

Isto é que possamos fazer tudo o que Deus nos der a fazer para que almas se salvem e o Seu nome seja glorificado.
E assim viveremos em consagração e teremos vidas consagradas.